Voltar

29/08/2018 22:27

Cadastro único poderá ser feito em três pontos em Bragança Paulista

A partir do dia 3 de setembro o atendimento do Cadastro Único de Bragança Paulista  passará a ser realizado também nos CRAS da Planejada e Águas Claras. Desde o dia 16 de agosto o atendimento é feito na Travessa Silva Pinto, 180, na Vila Mota.

Segundo a Prefeitura, a oferta de mais dois novos pontos para cadastramento atende às reivindicações da população e tem como objetivo de facilitar o acesso à proteção social.

O CRAS da Planejada, onde o atendimento poderá ser feito fica localizado na Rua Fausto Pagetti, 477, na Planejada I enquanto que o CRAS Águas Claras, fica localizado na Rua Benedito Luiz Afonso, 180, no Jardim Águas Claras, atrás do Condomínio Marcelo Stefani.

O cadastro é utilizado como instrumento para seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefícios de Prestação Continuada – BPC (LOAS), entre outros. Ele funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas”.

O CadÚnico reúne informações sobre a situação das pessoas e famílias, sendo um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo Federal, estados e municípios conheçam a realidade socioeconômica dessa população. O responsável por manter e fazer a gestão do sistema online é a Caixa Econômica Federal.

Podem se inscrever famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo; família com renda mensal total de até três salários mínimos; famílias com renda maior que três salários, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do Governo; pessoas que moram sozinhas, pois constituem as chamadas famílias unipessoais; pessoas que vivem em situação de rua.

Para o cadastro é necessária a apresentação dos seguintes documentos pessoais:

RG e CPF de todos os familiares,
Carteira de Trabalho,
Comprovante de Endereço,
Comprovante de Renda,
Certidão de Nascimento dos filhos,
Declaração de vacina
declaração de frequência escolar.
Atualmente, Bragança Paulista conta com mais de 13 mil pessoas cadastradas no CadÚnico e, aproximadamente, 3.900 recebem Bolsa Família.

A atualização neste sistema deve ser realizada a cada um ano e meio, ou sempre que alguma mudança ocorrer na família, como nascimentos, mortes, aumento ou diminuição da renda, entre outros.

 

Fonte: Bragança em Pauta


← Voltar