Voltar

26/05/2017 13:54

Congresso Legislativo da Região Bragantina e inauguração da Escola

A Administração Municipal, representada pelo Prefeito em exercício, Amauri Sodré, marcou presença no I Congresso Legislativo da Região Bragantina realizado pela Câmara Municipal em parceira com a Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais) nesta quinta-feira, 25.

O evento reuniu autoridades, sociedade civil e representantes de câmaras municipais de todo o Estado para discutir o papel do Legislativo na sociedade atual e marcou a inauguração da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Bragança Paulista, criada pela Lei Complementar 824, de 4 de abril de 2017.

O Deputado Estadual Edmir Chedid, secretários municipais, o Prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, vereadores de Bragança e de toda a região e Presidentes das Câmaras Municipais de Pinhalzinho, Joanópolis, Pedra Bela, Atibaia, Tuiuti, Itatiba, entre outras, estavam entre as autoridades presentes na solenidade de abertura.

Amauri Sodré ressaltou a significativa contribuição à cidade que a Câmara de Bragança Paulista está oferecendo com essa iniciativa, cujo objetivo é aproximar a Câmara da sociedade, com a formação e a capacitação de agentes públicos e munícipes, sendo uma ferramenta para fomentar a discussão e integração entre a sociedade e o Legislativo.

“Trata-se de uma tendência da nova administração pública que traz formas de capacitação de servidores e aproximação da comunidade. Nossa gestão também está empenhada para a implantação da Escola Permanente de Governo com o fim de capacitar, treinar e requalificar os servidores no exercício das funções públicas administrativas além de estender os benefícios à população. ”, acrescentou o Prefeito em exercício.

O Congresso Legislativo aconteceu das 8h às 17h com um painel de debate sobre o papel das escolas legislativas, com o presidente da Abel (Associação Brasileira da Escolas do Legislativo), Florian Madruga, e o vice-presidente da Abel e presidente da Apel (Associação Paulista das Escolas do Legislativo), Roberto Lamari. Também foram apresentados exemplos das escolas do legislativo de Araraquara e Campinas.

Além disso, tratou da atuação das Câmaras na fiscalização das contas públicas com o diretor da Escola de Contas do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) Moacir Marques e o conselheiro substituto do TCE-RN (Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte) Antonio Andrade de Souza, e sobre a modernização de modelos de desenvolvimento.

A presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Beth Chedid, destacou que um dos papéis principais da Escola do Parlamento, que será fundamental para a cidade, é o fomento da participação popular nos trabalhos do legislativo.

A Escola do Parlamento desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a difusão de conhecimentos relativos não apenas às atividades do Poder Legislativo Municipal, mas também sobre aspectos socioeconômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais de Bragança Paulista. 


← Voltar