Voltar

24/10/2017 14:04

Defesa Civil participa de oficina preparatória para a Operação Chuvas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bragança Paulista, sob o comando da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, esteve presente nos dias 19 e 20 de outubro, nos encontros regionais da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2017/2018, para os 90 municípios da região administrativa de Campinas, no salão de eventos da ETEC – Rosa Perrone, em Itatiba.

A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece, todos os anos, no período de 1º de dezembro a 31 de março. O objetivo desta ação é reduzir os danos materiais e, principalmente, preservar vidas. Para isso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), realiza nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra, inundações, dentre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram abordados na Oficina temas como Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil, Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil, Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil, Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), Procedimentos de Assistência Humanitária, Situação de Anormalidade, Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), Valores Acumulados de Chuva, Informações Meteorológicas, Vistoria de Campo e Exercícios Práticos.

Estiveram presentes no encontro regional o Coordenador de Defesa Civil Fábio Brunholi, os agentes de Defesa Civil Mario da Silva e Marco Antônio Miranda, a Coordenadora Regional de Defesa Civil de Bragança Paulista e Coordenadoria Municipal de Itatiba Leila Aparecida Recaman Cavallaro, representantes da Defesa Civil dos 90 municípios, Policiais Militares, Policiais Rodoviários, Agentes de Fiscalização Ambiental, Polícia Ambiental, entre outras autoridades. 


← Voltar