Voltar

26/06/2017 12:32

Enfermeiros da rede pública recebem treinamento

A Prefeitura do Município de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde ​,​ realizou nos dias 21 e 23, deste mês, no auditório da Santa Casa, capacitação em triagem com Sistema Manchester de Classificação de Risco, para enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento da Vila Davi e Bom Jesus.

O processo de Classificação de Risco é a identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada á capacidade de julgamento crítico e experiência do enfermeiro.

A enfermeira de educação permanente e RH da Santa Casa, Rebeca Rocha de Carvalho destaca a grande importância de rever técnicas de Classificação e atendimento, onde a principal dificuldade é a grande demanda de pacientes. ​ “A avaliação pressupõe a determinação de agilidade no atendimento, do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade e não na ordem de chegada.”

Na rotina de um atendimento, um paciente será submetido a várias etapas: a espera pela consulta, a dúvida pelo diagnóstico correto e a ansiedade pela resposta ao tratamento. Dentro deste processo, é importante que o paciente compreenda o serviço de Classificação.

No Brasil, o primeiro protocolo de Classificação de Risco aprovada pelo ministério da Saúde foi a Cartilha de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco, lançada em 2004 pela Política Nacional de Humanização (PNH).

 


← Voltar