Voltar

09/06/2018 14:19

Ministério da Saúde avalia as unidades na cidade



MINISTÉRIO DA SAÚDE AVALIA UNIDADES DE SAÚDE DE BRAGANÇA
 
Entre os dias 12 e 22 de junho o Ministério da Saúde fará visitas de avaliação externa nas unidades de saúde que estão inseridas no “Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” PMAQ-AB do Ministério da Saúde.

A análise busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação será realizada por uma equipe composta de dois entrevistadores e um supervisor, que são profissionais credenciados e especialmente capacitados para a atividade. Ao todo, 17 unidades e 2 equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) serão avaliadas.

Segundo a Prefeitura, na oportunidade serão observadas as condições de infraestrutura, materiais, insumos e medicamentos e, ainda, entrevista com profissionais das equipes para avaliar o processo de trabalho e a organização do serviço e do cuidado para os usuários. Na ocasião, os avaliadores entrevistarão três usuários de cada unidade.

A avaliação externa busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das equipes e dos gestores municipais de saúde na qualificação da Atenção Básica.

O trabalho será realizado em parceria com instituições de ensino superior e de pesquisas brasileiras de reconhecida experiência em pesquisas avaliativas e coordenado pela equipe da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, composta pela professora doutora Débora de Souza Santos e pela assistente de pesquisa doutora Brigina Kemp.

A coordenação estadual será feita pelo professor Marcos Akerman, da Faculdade de Saúde Pública USP e pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Na manhã de quinta-feira,  7, a Secretaria de Saúde realizou reunião com dentistas, auxiliares de saúde bucal no Polo da Universidade Aberta – UAB.

Na oportunidade,  a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira,realizou as devidas orientações referentes aos documentos previstos conforme o instrumento de avaliação externa.

Recentemente, a secretária já havia realizado reunião com equipe do NASF e enfermeiros.

Na oportunidade Marina falou sobre a importância deste tipo de avaliação para trazer melhorias nas unidades, e lembrou do trabalho da Prefeitura frente a reforma e ampliação das unidades.

(Braganca em Pauta)


← Voltar